Para ter direito ao desconto de 16% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022, para quem pagar antecipadamente até quinta-feira (20), é preciso que o contribuinte de Natal esteja regularizado nas questões tributárias junto ao Município. Para se regularizar, a Prefeitura de Natal disponibiliza canais de quitação de débitos até esta terça-feira (18), através de atendimento remoto da Secretaria Municipal de Tributação.
Devido à alta de casos de Covid-19 e síndromes gripais registrados nas últimas semanas, o atendimento na Secretaria de Tributação está sendo prioritariamente de forma remota, como reforça o secretário Ludenilson Lopes. Neste caso, a Semut disponibiliza aos contribuintes, que queiram regularizar sua situação, o portal Directa. No portal, de forma fácil e rápida, é permitida a consulta e emissão do boleto para pagamento de alguma pendência e, na mesma plataforma também é possível, a partir da quitação de débitos, imprimir o boleto do IPTU antecipado com o desconto de 16%. Outros canais, como whatsapp, também estão disponíveis com essa finalidade.
Para quem precisa gerar boletos dos parcelamentos de débitos anteriores, o atendimento remoto, via números de whatsapp e portal Directa, também é o mais indicado.
Carnês
Os contribuintes de Natal que estão habilitados ao desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU já receberam seus carnês em casa. Cerca de 124 mil carnês já foram enviados com a opção do pagamento da cota única antecipada com desconto, que vence nesta quinta-feira (20). “Para evitar que aumente ainda mais a contaminação entre as pessoas, estamos orientando os contribuintes que utilizem os canais remotos para emitir o boleto de pagamento”, afirma o secretário da Semut, Ludenilson Lopes, referindo-se aos que regularizarem a situação de débitos até esta terça-feira (18).
Os demais carnês, enfatiza o secretário, cerca de 180 mil, sem direito à antecipação e com cotas únicas ou iniciais que vencem a partir de fevereiro e março, também já foram enviados, não sendo necessário que o contribuinte recorra a atendimento presencial na Secretaria.
Pagamento
Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando-se as ferramentas do sistema PIX, através da leitura do QR-Code presente nos Carnês ou nos Documentos de Arrecadação Municipal, em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou com a leitura do código de barras convencional nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários dos mesmos.
No caso do IPTU 2022, para os que não desejam, ou não podem pagar antecipadamente com desconto, ainda há o modo à vista no vencimento, sem acréscimo e sem desconto, ou o pagamento em 10 parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês. Neste caso, são duas as datas de vencimento: 21 de fevereiro, para as zonas Sul e Leste, e 21 de março, para as zonas Norte e Oeste.
Confira os canais remotos que podem ser acessados para regularização de débitos e pagamentos:
CHAT ONLINE: http://www.natal.rn.gov.br/semut (Caso não abra automaticamente do lado direito da tela a janela do Chat Atendimento ao Cidadão, o mesmo pode ser acionado no canto inferior direito da página, através de ícone de conversa).
WHATSAPP:
IPTU – 3232-9169/ 3232-8894/ 3232-8884/3232-9165 / 3232-9029/ 98704-6627
IPTU – ALTERAÇÃO CADASTRAL: 3232-9168
IPTU – MUDANÇA TITULARIDADE: 98786-1990
INFORMÁTICA: 3232-8895
* Os números de telefone fixos acima estão funcionando como Whatsapp.
PORTAL DIRECTA: https://directa.natal.rn.gov.br/
APP DIRECTA – Links para instalação do APP:
IOS: https://apps.apple.com/br/app/directa-prefeitura-do-natal/id1452870945
ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.directapp