Na próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, será publicado no Diário Oficial da União, o edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024). O certame visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos em todo o país.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o edital vai apresentar todos os detalhes do concurso unificado, entre elas os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais.
A grande novidade fica por conta da metodologia inovadora adotada no concurso, que terá inscrição única válida para participar do processo seletivo de mais de um órgão.
Inspirado no Enem, o Concurso Nacional Unificado terá provas em 217 cidades de todo o país, buscando “igualdade de oportunidades de acesso”.
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Camargos, destacou a importância dessa abrangência, garantindo que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade. “Queremos democratizar o acesso a essas vagas. Muitas pessoas sequer conseguiam prestar concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que muitas vezes é muito dispendioso”, justificou.
Concurso Nacional Unificado: Quando abrem as inscrições?
Segundo as informações divulgadas, as inscrições para o CNU estão previstas para ocorrerem entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Já a prova está marcada para o dia 5 de maio.
As inscrições do CNU serão realizadas pela internet, pelo site da banca Fundação Cesgranrio – https://www.cesgranrio.org.br/. Até o momento a página oficial do CNU ainda não havia sido divulgada.
Cronograma CNU
- 10 de janeiro de 2024 – publicação do edital
- 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 – inscrições
- 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições
- 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação
- 5 de maio de 2024 – aplicação das provas
- 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
- 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados
- 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação
Inscrição no CNU será por blocos temáticos
Uma inovação que certamente chama a atenção é a possibilidade de uma única inscrição valer para o processo seletivo de mais de um órgão. Essa mudança visa democratizar o acesso às vagas e facilitar a participação de candidatos de diversas regiões do país.
Ao se inscrever, os candidatos terão a oportunidade de escolher um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Em seguida, indicarão o cargo ou carreira por ordem de preferência, dentro do bloco escolhido.
Você precisa ver: Concurso CNU: como escolher o bloco temático?
A expectativa é que a primeira etapa do concurso seja realizada em um único dia, com provas objetivas comuns a todos os candidatos, seguidas por provas dissertativas e específicas de acordo com cada bloco temático. As provas estão marcadas para 05 de maio e serão aplicadas em 217 cidades brasileiras.
As áreas de atuação anunciadas até o momento são abrangentes e incluem administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.
Fonte: Ache Concursos