Os membros da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN estiveram na última sexta-feira (13) no Hospital Walfredo Gurgel para verificar a situação da UTI pediátrica da unidade. Na visita, ficou evidenciada a falta de profissionais para atuar e complementar a escala de trabalho do setor, o que gera uma má qualidade na prestação do serviço à população. A principal queixa está relacionada à ausência de pediatras especializados em UTI. Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do RN, Marcos Jácome e Braga (CRM/RN), também foram acionados e fiscalizaram as condições de trabalho do local.
O presidente da Comissão de Direito à Saúde, Renato Dumaresq, participou da ação acompanhado dos advogados Cristina Lima e Rubens de Castro. Na oportunidade, a diretora do Walfredo Gurgel, Fátima Pinheiro, falou sobre a dificuldade de se encontrar no mercado pediatras especialistas em UTI, bem como alertou que, se os atuais médicos do quadro do HWG se aposentarem, a direção será obrigada a fechar os únicos seis leitos de UTI pediátrica disponíveis na rede pública estadual de saúde, contribuindo para o aumento da calamidade no setor.
Rodrigo Dumaresq informou que vai atuar de forma integrada com o CRM para buscar explicações e a devida solução do problema junto ao secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, estipulando um prazo para apresentação de uma resposta por parte do órgão gestor até o dia primeiro de outubro: “Em caso de não resolução da demanda, ajuizaremos uma ação para solicitar contratações urgentes de profissionais”, disse o presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN.
Fonte: OAB/RN