Uma semana depois de comparecer a uma sessão da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, recebe nova chamada da Casa.
Desta vez, da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública. Apresentada pelo deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), presidente da Comissão, e aprovada por unanimidade no colegiado, a proposta tem o objetivo de cobrar de Cadu Xavier esclarecimentos sobre o atraso no pagamento dos empréstimos consignados dos servidores do Estado.
O deputado Luiz Eduardo disse ter proposto a convocação do secretário porque a Comissão de Administração não recebeu resposta de um requerimento solicitando informações sobre o atraso no pagamento dos consignados. Um requerimento enviado ao Governo ainda no mês de março, há cinco meses.
Em virtude da falta de resposta oficial, o parlamentar argumentou que não havia outra resposta regimental ao caso, a não ser convocar o titular da Fazenda do Estado.
O deputado Luiz Eduardo está acompanhando de perto a questão dos consignados. Ele vem cobrando sistematicamente o Governo sobre o assunto. Até já apresentou à Procuradoria-geral da República uma denúncia sobre o caso contra a governadora Fátima Bezerra, o ex-secretário estadual de Planejamento, Aldemir Freire, e o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes.
Sobre Cadu Xavier, é a segunda vez que tem a presença requisitada pela Assembleia Legislativa. Semana passada, ele já havia atendido a um convite da Comissão de Fiscalização e Finanças para prestar esclarecimentos sobre o quadro geral das finanças estaduais.
Com essa frequência, vai acabar tendo que montar um gabinete anexo na Casa, para participar das sessões parlamentares.