Os municípios de Tibau do Sul, onde fica a Praia da Pipa, e Tibau, na Costa Branca do RN, foram premiados no concurso internacional que elege, anualmente, as 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis no mundo. O Anúncio foi feito nesta terça-feira (27), durante cerimônia da Conferência Anual Green Destinations 2022, em Atenas, na Grécia.
Promovida pela fundação holandesa Green Destinations – Organização global sem fins lucrativos para apoio aos destinos e suas comunidades a se desenvolverem de forma responsável e sustentável – a premiação reconhece as 100 histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável a nível mundial. Os destinos premiados, além de apresentarem histórias inovadoras e de impacto positivo, passam por uma avaliação inicial criteriosa, na qual, para serem elegíveis, devem atingir pelo menos 60% de conformidade com os principais critérios de sustentabilidade (reconhecidas pelo GSTC – Conselho Global de Turismo Sustentável).
A presença dos municípios potiguares na premiação internacional é um dos frutos do Programa DEL Turismo, iniciativa implantada no RN pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local.
“Mais uma vez, o DEL turismo projeta o nome do Rio Grande do Norte internacionalmente. Já estamos no terceiro ano consecutivo com presença de municípios potiguares nessa premiação, um feito que não somente nos enche de orgulho e convicção de que estamos trilhando no caminho certo, mas também nos traz esperanças de que, a partir dessa divulgação mundial, possamos atrair cada vez mais turistas ao nosso estado”, comemorou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Tibau do Sul foi eleito com o case da Primar Aquacultura, a primeira fazenda de aquacultura orgânica certificada do Brasil, com cerca de 40 hectares de área de viveiros. Já Tibau, da Costa Branca, levou as Ações Socioambientais nas escolas do município, iniciativa que levou aos alunos do ensino fundamental atividades práticas como soltura de tartarugas, mutirões de limpeza na orla e blitzen educativas no período do veraneio.
Ao todo, 10 destinos brasileiros foram premiados. Todos executam o DEL Turismo. As histórias selecionadas, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, co-organizado pela GLP Films e divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo.