Na tarde desta quinta-feira (19), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte promoveu a solenidade alusiva à conclusão do VI Curso de Operações Especiais (COEsp), formando quinze novos “Caveiras”.
O Curso de Operações Especiais, realizado através da Diretoria de Ensino da Corporação e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais, tem como objetivo capacitar o profissional policial militar para atuar em missões de caráter não convencional e irregular.
A capacitação abrange doutrina, planejamento, conduta, procedimentos e alternativas táticas para resolução das ocorrências de alta complexidade com reféns localizados, rebeliões prisionais e artefatos explosivos.
O COEsp possui um currículo de capacitação com 51 disciplinas que somam um total de 1.500 h/aula, que foram distribuídas durante os meses de curso.
A 6ª edição do Curso de Operações Especiais teve início no dia 05 de agosto de 2019, contando com 45 inscritos. Após quatro meses de intenso treinamento, o curso chega ao término com a formação de 15 novos operadores especiais, dos quais nove “Caveiras” são da PMRN e seis são profissionais oriundos dos estados de Sergipe, Maranhão, Tocantins e do Distrito Federal.
Além do Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico Azevedo, também estiveram presentes prestigiando a solenidade o Desembargador Gilson Barbosa, Vice Presidente do Tribunal de Justiça do RN, o Superintendente da ABIN, Dr. Herman Cuellar, o Chefe do GSI do TJRN, o Coronel Pereira Júnior, o Comandante do BOPE, o Major Tibério Trigueiro, além de demais autoridades civis e militares e familiares e amigos dos novos “Caveiras”.