Natal deu mais um passo para oferecer à população o serviço veterinário público gratuito para cães e gatos. Nesta quinta-feira (05), o prefeito Álvaro Dias assinou o termo de colaboração para a operacionalização do Hospital Municipal Veterinário. A unidade de saúde será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada pelo edital lançado pela gestão municipal. O contrato terá a vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional, respeitada a capacidade diária dos equipamentos a serem implantados. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento ainda neste mês de setembro.
“Vamos entregar a Natal mais um equipamento transformador para a nossa cidade. Um equipamento público que vai cuidar não apenas da saúde animal, mas também da boa condição sanitária dos natalenses. À Prefeitura, caberá custear o serviço que for efetivamente realizado. O que importa é que nossa cidade passa a dispor de uma unidade hospitalar veterinária própria. Um equipamento moderno que vai atender aos animais da nossa cidade com decência, dignidade e respeito, assim como prestar um serviço de alta relevância aos seus tutores”, disse Álvaro.
O Hospital Municipal Veterinário de Natal será o primeiro Hospital Veterinário aberto pelo Poder Público na história da cidade. Serão ofertados serviços diversos, desde consultas (priorizando urgências e emergências), até cirurgias, passando ainda por exames e tratamento ambulatorial. Colocando estes serviços em números, a meta é que o Hospital Veterinário efetue mais de três mil procedimentos por mês, incluindo ainda diagnósticos por imagem, 50 cirurgias e mais de 500 consultas. Serão atendimentos, evidentemente, gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária.
Álvaro Dias destacou ainda a localização da unidade: “Por uma questão estratégica, o nosso primeiro Hospital Veterinário vai operar no Centro Histórico. É mais uma contribuição que damos para valorizar e ajudar a dar uma nova vida à região onde Natal nasceu. Ela se soma a ações como a completa requalificação da Pedra do Rosário, do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira, da reurbanização da rua João Pessoa, da avenida Rio Branco e das fachadas de prédios históricos da Ribeira. A localização é também benéfica para o público do Hospital Veterinário, por ser bem atendida pelo transporte público e, dessa forma, ser um ponto central para tutores de todas as regiões da cidade”, ressaltou.
A iniciativa para implementação do Hospital Veterinário é uma ação conjunta de diversas áreas da Prefeitura: “A concepção do chamamento público levou em consideração a participação de profissionais da Saúde, Meio ambiente, Planejamento e parcerias público-privadas. Essa assinatura representa um avanço significativo na nossa rede pública de saúde. A gestão do prefeito Álvaro Dias demonstra mais uma vez seu compromisso em oferecer o melhor para a população”, destacou a secretária executiva de Parcerias Público Privadas, Danielle Mafra.