Toda a estrutura da Prefeitura de Natal segue mobilizada com o objetivo de apoiar, prestar assistência às famílias atingidas pelo temporal, que caiu sobre a cidade entre segunda e terça-feira, e monitorar os danos estruturais em todas as regiões do Município. Em Brasília, o prefeito Álvaro Dias já iniciou as tratativas junto ao Governo Federal em busca de recursos para aplicar na recuperação dos estragos da infraestrutura urbana, bem como para ajuda humanitária. Ele esteve com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
No encontro com o Ministro Wellington Dias, o prefeito Álvaro Dias recebeu a sinalização positiva do gestor federal para o envio de recursos para assistência emergencial aos desabrigados: “Com muita sensibilidade, o ministro ouviu nossos pleitos, tomou conhecimento da realidade enfrentada por Natal em virtude das chuvas e garantiu o apoio para ajudar quem precisou deixar suas casas. Vamos iniciar os trâmites burocráticos para receber esse auxílio, garantindo todo o suporte humanitário emergencial”, falou o chefe do executivo municipal.
Já na reunião ocorrida no Ministério do Desenvolvimento Regional, Álvaro comunicou ao ministro a decretação do estado de emergência na cidade por 90 dias, falou sobre como as vias, lagoas de captação, prédios públicos e residências foram atingidas e solicitou recursos para poder executar a recuperação desses problemas.
“O ministro Waldez Góes também foi bastante solícito. Disse que o Ministério vai reconhecer de forma sumária nosso decreto de emergência e mobilizou toda a sua assessoria para manter um diálogo franco e aberto com a equipe da Prefeitura para analisar os pleitos e projetos que iremos apresentar não só para normalizar o que foi destruído, como também para ações voltadas à prevenção e combate a enchentes e alagamentos, preparando a cidade para eventuais episódios climáticos de grande porte que, porventura, voltem a ocorrer”, finalizou o prefeito.
Atualização da situação em Natal
Nesta quarta-feira (29), o comitê de crise instituído pelo poder público municipal para acompanhar a situação na cidade informou que não foi registrada nenhuma ocorrência nesta madrugada, atualizando para 185 o número de pessoas atendidas pelas equipes de abordagem social e da defesa civil do Município, informou ainda que hoje existem 58 pessoas abrigadas na Escola Estadual Adelino Dantas, e anunciou a estabilização do nível das lagoas de captação em todas as regiões, vez que as chuvas cessaram.
“Seguimos atuando para prestar todo o suporte para as famílias atingidas pelas fortes chuvas. Nossa mobilização é permanente e o trabalho agora é de monitoramento e levantamento de danos. Decretamos o estado de emergência, o prefeito Álvaro Dias já iniciou o diálogo e tratativas junto ao Governo Federal para buscar recursos. Vamos continuar a postos e vigilantes para reestruturar a cidade, auxiliar a população e restabelecer a normalidade”, disse a coordenadora do gabinete de crise e secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra.