Lula vem aí. O presidente da República já tem sua primeira agenda programada no Rio Grande do Norte neste seu terceiro mandato.
Ele virá até o fim do mês para lançar a nova versão do programa Água para Todos. A informação da agenda presidencial foi dada nesta semana pela governadora Fátima Bezerra, juntamente com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante agenda da gestora potiguar em Brasília.
Com o reformulado programa “Água Para Todos”, o governo federal quer potencializar investimentos no setor hídrico e viabilizar ações como a construção ou recuperação de barragens e reservatórios e a ampliação de redes de distribuição de água.
Mas há expectativa de lideranças políticas do Rio Grande do Norte, e dos potiguares em geral, de que o presidente Lula aproveite sua passagem pelo Estado para garantir investimentos em outros projetos estruturantes. Um deles o término da duplicação da Reta Tabajara, que se arrasta há mais de 10 anos.
Os potiguares também se enchem de esperanças de que o presidente assegure recursos para outra duplicação: a da própria BR-304, na qual a própria Reta Tabajara está inserida. Há anos a BR-304, principal ligação rodoviária entre Natal e Mossoró, está saturada e clamando pela duplicação.
Independentemente de questões políticas, de quem votou ou não em Lula, a hora é de acompanhar as ações que o governo dele pode realizar em favor do Rio Grande do Norte, como de resto para todo o Brasil. As carências são muitas, como todos sabem.
Lula volta ao Estado pouco mais de um ano de ter estado aqui pela última vez, em junho do ano passado, quando participou de um comício no largo da Arena das Dunas. Na ocasião, apresentou suas propostas e promessas. Chegou a hora de cumprir. Que comece a fazer isso pelo na agenda que vai cumprir aqui, este mês.