A Prefeitura do Natal prorrogou até o domingo 4 de julho a vigência da participação virtual no Plano Plurianual 2022-2025 (ppa.natal.rn.gov.br), ampliando a possibilidade da população natalense poder contribuir com o planejamento das obras e ações que serão postas em prática pela municipalidade nos próximos quatro anos.
O PPA Virtual 2022-2025 estava programado para se encerrar às 24h desta sexta-feira (25). Segundo Joanna Guerra, secretária municipal de Planejamento, a prorrogação não trará prejuízo ao cronograma, que prevê o envio pelo prefeito Álvaro Dias à Câmara Municipal no mês de agosto. “O PPA Virtual tem sido um dos mais importantes canais de participação popular no processo, uma vez que o momento de pandemia da Covid-19 impossibilita as reuniões presenciais”, disse.
A secretária também solicita o apoio de todos na divulgação da ferramenta. “O apoio de cada um de nós, para fazer chegar ao conhecimento da população natalense essa importante ferramenta de participação social nos auxilia a tornar esse processo ainda mais democrático.”
O PPA é um instrumento de planejamento governamental para um ciclo de quatro anos, que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, e tem previsão legal no artigo 165 da Constituição Federal. Ele vem sendo trabalhado desde o início do ano, com articulações e capacitações junto aos órgãos e secretarias municipais, diálogo com a Região Metropolitana de Natal, Câmara Municipal de Natal e instituições da sociedade civil organizada.
Na sua elaboração, o PPA 2022-2025 segue o estabelecido no Decreto Municipal n° 12.180, de 11 de março de 2021, e busca integrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltados à promoção do desenvolvimento sustentável da cidade no âmbito social, econômico, ambiental e institucional.
Os ODS integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca fortalecer a paz mundial por intermédio de ações visando mitigar a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Joanna Guerra acrescenta que a Sempla continuará disponibilizando, no horário das 9h às 13h, uma sala com computadores para aqueles que não possuem acesso à internet em casa, mas querem dar sua colaboração.