A coligação Avança Natal firmou na manhã desta terça-feira (03) compromisso com a agenda propositiva do Movimento Articulado de Combate à Corrupção no RN (Marcco). O intuito do documento é defender as boas práticas da administração pública. A candidata à vice-prefeita de Natal, Aíla Cortez (PDT), representou a coligação na solenidade. Devido a compromissos administrativos, o prefeito Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição, não pôde participar do evento, mas designou a companheira para aderir à pauta anticorrupção proposta.
A assinatura ocorreu no plenário da sede da Ordem dos Advogados Brasil no RN, uma das instituições que compõem o Marcco. A assinatura é um comprometimento dos candidatos às boas práticas da administração, sendo eleitos. Entre as 12 propostas, estão medidas como fortalecer a atuação do controle interno, publicizar de forma clara os gastos para que a população tenha entendimento, disseminar pregão eletrônico, aderir à campanha Licitação Transparente, entre outras providências que envolvem cargos comissionados e licenças ambientais.
Aíla Cortez afirmou que reconhece a iniciativa do Movimento como defesa da administração pública e contra a corrupção, acrescentando que a Prefeitura de Natal já dispõe de mecanismos de controle. “É importante ressaltar que a Prefeitura de Natal, na gestão do prefeito Álvaro Dias, já tem medidas implementadas de transparência e que essa iniciativa é importante para a administração e para a população da cidade”, afirmou ela.
A Agenda Propositiva do Marcco contempla sugestões com a finalidade de prevenir a corrupção, melhorando a transparência das ações municipais, a probidade e a moralidade no exercício das funções de comando da Administração Pública.
O presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, ressaltou a importância da instituição sempre defender o bom funcionamento dos poderes da República, zelando pela sua responsabilidade de competência. “Em todas as eleições, a OAB-RN busca incentivar a participação democrática e o voto consciente”, afirmou, acrescentando que o objetivo maior da Agenda é que os candidatos assumam o compromisso com a população.
O coordenador do Marcco, o promotor de Justiça Rafael Galvão, ressaltou a importância do documento firmado, lembrando que rotineiramente em todo o país são realizadas ainda investigações sobre desvio de dinheiro público. Com a Agenda Propositiva, aumentando a atuação dos controles internos, é esperada uma administração transparente de forma que a população tenha entendimento.